quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Significado dos Nomes

Muito bom responder as curiosidades dos nossos filhos...
De forma geral, crianças, buscam respostas pra tudo e como não pode ser diferente, essas respostas devem partir da família, de maneira a solucionar o "problema" na cabecinha dos nossos pequenos.
As dúvidas são as mais diversas e pertinentes possíveis e por inúmeras vezes são até confusas ou de duplo sentido, o que nos provoca uma certa "saia justa" na hora de respondê-las ou pelo menos tentar.
Eu, particularmente, não sei todas as respostas, então busco esclarecer da maneira mais amigável possível, dizendo algo assim: "a mãe não sabe bem sobre esse assunto, mas assim que eu puder vou pesquisar sobre isso e logo, logo respondo, ok?" ou "eu não tenho certeza, então pra não te explicar errado, vou te pedir um tempinho para que eu possa estudar sobre esse tema e falar certinho..."
Aí (meu segredo!) eu corro no meu amigo GOOGLE, vejo respostas corretas e as transformo na linguagem deles, para que fique o mais entendido possível e assim eles não saiam por aí buscando informações com pessoas erradas, ou sem conhecimento.
Hoje por exemplo, ao levar meus filhos na escola, eu conversava sobre o uso de apelidos, que podem ser carinhosos ou não, comentava o quanto é importante haver respeito na hora de apelidar coleguinhas e amiguinhos. Quando então surgiu a pergunta do porquê dos nomes deles...e então eu respondi, que quando eu estava grávida, apelei para a numerologia. Fiz uso desse método nos prováveis nomes, após a descoberta do sexo no ultrassom.
E hoje, de forma alguma, eu me arrependo pela escolha dos nomes.
NATÁLIA que vem do LATIM, significa DIA DO NASCIMENTO, nascimento de JESUS.
Esperada!!!
Trabalhadora incansável, muito dinâmica, inteligente e criativa, possui muita disciplina e está sempre disposta a colaborar sem outra intenção que não seja a de ajudar os outros. Com sua praticidade consegue executar quaisquer tarefas cansativas e monótonas, daquelas que a maioria das pessoas costumam recusar. Não admite ser interrompida quando está trabalhando, e é critica por demais com si mesma e com outros.
MATEUS é de origem bíblica, significa OFERTA DE DEUS, foi um apóstolo de JESUS.
Muito ligado a família, e emotivo costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama sendo assim. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupado com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo e só sai quando recebe um pedido de perdão. Um bom conselho seria aprender a controlar seu temperamento e deixar as pessoas que ama mais na delas.
E foi aí que após eu explicar tudo isso eles me perguntaram sobre o meu nome...resposta: "A mamãe não sabe! Mas vou pesquisar e depois conto pra vocês, hehheheh"