sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Calçados sem crise...

Não sabe onde está aquela sandália que você usou no Natal passado? Ou aquele chinelinho que você elegeu como o mais usado do último verão?




Se você não costuma planejar a forma como irá guardar sandálias, sapatilhas, botas e chinelos, não imagina o quanto esse cuidado vale a pena! Quando os calçados estão bem organizados, fica mais fácil encontrar aquele par que você quer usar e, ainda, mantê-los bonitos por mais tempo. Sem que ele pareça que acabou de ser adquirido de um brechó.

Segundo a personal organizer Irene Prates de Moraes, os sapatos devem ser mantidos em locais arejados, sejam armários ou sapateiras e ainda podem contar com pequenos pedaços de canela, que garantem um aroma natural e muito gostoso, além de espantar traças. Podem ser colocados na prateleira lado a lado ou com um pé atrás do outro, o que facilita a visualização, e, se quiser, organize-os por cor ou tipo. Porém, se tiver pouco espaço, recorra às caixas de papelão, que podem ser empilhadas. “Mas, para utilizá-las, é preciso fazer alguns furos que permitam a ventilação adequada, evitando o mofo”, alerta Irene. Outra dica super bacana, garante a organizadora, é revestir as caixas com papéis bonitos, coloridos, lisos ou estampados, ou até mesmo com papel pardo. E lembre-se de colocar uma etiqueta de identificação, para que você ache facilmente o modelo que deseja.




Outra sugestão para quem quer otimizar os espaços é separá-los conforme a estação. “Assim, durante o inverno, deixe à vista apenas as botas e os modelos fechados. Acomode as sandálias e os chinelos em outro lugar, desde que seja seco e ventilado, sem esquecer também dos tênis mais usados no dia a dia”, ensina Irene. E atenção: se for necessário empilhar os calçados, verifique se o material é resistente. “O peso de um pé pode amassar o outro e ainda danificar a pintura do calçado ou até mesmo a forma e o conforto”, alerta.


Sapatos que deformam devem ser guardados com formas - as botas, por exemplo, necessitam de um apoio no cano (as garrafas pet servem perfeitamente, ou moldes feitos com jornais que também auxiliam na absorção de umidade). E nunca guarde calçados sujos dentro do armário, pois isso favorece o desenvolvimento de fungos, que danificam o produto, além de feio. “Depois de tirá-los, passe um pano seco para eliminar o pó e a sujeira acumulados e deixe-os em um local ventilado, como a área de serviço, durante, pelo menos, 1 hora. Esse tempo é suficiente para eliminar o suor da parte interna” e você ainda pode contar, hoje em dia, com produtos e sprays que perfumam os sapatos, orienta Irene.