terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dicas para as Férias

Férias. Desejadas férias...
Para as crianças, é um dos períodos de descanso do ano. Agora é esquecer um pouco a escola e só pegar em cadernos daqui a algum tempo. Essa mamata toda, porém, assusta um pouco os pais, principalmente aqueles que trabalham fora. O que fazer com os pimpolhos em todo o tempo livre? A preocupação é justificada, mas a boa notícia é que existem, sim, diversas formas interessantes de entreter a garotada e, de bônus, ainda reforçar os laços familiares. Só é preciso um pouco de dedicação, isto é, nada de largar a tarefa para o playground do prédio e os fiéis companheiros eletrônicos - videogame, TV e computador.

"O segredo é não encher a criança de compromissos e, ao mesmo tempo, também não a deixar totalmente sem nada para fazer ou sem noção de tempo", aconselha a psicopedagoga Ianara Domingues Leal. O ideal, portanto, seria programar viagens, passeios culturais, visitas aos amiguinhos e afins, mas sem lotar os dias de seu filho a ponto de nunca deixá-lo sozinho e livre para escolher o que quer fazer, utilize sempre o bom senso. "As crianças não são senhoras de seu tempo e, hoje, acabam às vezes escravizadas até pelo prazer, com tantas idas a lanchonetes, cinema e festinhas durante todo o ano e mais nesse período. Os pais podem e devem co-responsabilizar os filhos por suas férias, perguntando a eles o que querem fazer, pedindo dicas e sugestões aos pequenos".

O equilíbrio também é bem-vindo na seleção de atividades. Dias de chuva, frios e nublados pedem brincadeiras indoor? Pois nos dias de sol não deixe de ir andar de bicicleta no parque, nunca esquecendo o protetor solar e o repelente, além da garrafinha de água fresca. Vão viajar em família? Invente jogos coletivos, que podem ser muito divertidos - mas, na volta, deixe a criança um pouco isolada, para que tire proveito também da introspecção e de sua própria imaginação (lembre-se, que se isso faz bem aos adultos, também faz bem às crianças).

Aos poucos eu vou dando dicas aqui no Blog. Dando exemplos de brincadeiras e outras coisas divertidas que podem ser feitas com a criançada.

Um pic-nic é uma idéia legal e barata e ainda você pode envolver as crianças desde a hora da preparação dos sanduíches e bolos (sem formigas, é claro!!!). Até a hora de selecionar e recolher os lixos. Nessa hora vale lembrar o quanto é legal admirar a natureza em volta e respirar um pouco de ar puro.

Fica aí algumas sugestões que ao longo deste mês eu vou postando aqui neste espaço para que você possa curtir ainda mais esses dias que passam tão rápido.


Um passeio de carro pelas principais ruas e pontos turísticos da sua cidade pode ser um passeio legal.


Correr e jogar futebol é além de divertido, um ótimo exercício.


Levar os(as) amiguinhos(as) de seus filhos para passear no shopping, ir ao cinema e fazer um lanche é uma boa pedida para as férias escolares.


Patinetes e chimarrão num parque cheio de gente é muito bom sempre.


Fazer a gostosa guerra de travesseiros é muito legal antes de dormir.


Jogar bola e brincar com skate é ótimo num dia de sol.


Acampar em casa ou fazer a "noite do pijama", é um etretenimento fantástico para reunir colegas fora de época.