quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brincar na praia!



Qualquer lugar pode se transformar em um enorme parque de diversões para os pequenos, não é? Na praia, por exemplo, a areia é o território perfeito para as crianças inventarem brincadeiras e aventuras. Achei que o ideal era me unir a eles neste verão e participar de jogos super divertidos.

Quer algumas dicas de coisas que fizemos durante todo este verão?

Jogar frescobol na beira do mar!


Praticar mergulho!


Construir castelinhos na areia!



– Castelinho de areia: construí-lo é ótimo para desenvolver a coordenação motora dos pequenos e estimular a criatividade deles! Vocês podem montá-lo com baldinhoscheios de areia úmida ou com gotinhas de areia molhada!

– Cavar um poço na areia até encontrar água: depois de cavar bastante, o primeiro sinal de água é uma areia mais pastosa. Em seguida, basta cavar mais um pouquinho para encontrar água transbordando bem embaixo da areia! Os pequenos vão amar a descoberta!

– Forca: todo mundo sabe brincar de forca, não é mesmo? Então, que tal usar a areia da praia como papel e galhos e palitinhos como caneta?  Para refrescar a memória.

– Personagens na areia: esta é uma das brincadeiras mais criativas – e simples – para ensinar aos pequenos! Fale para as crianças deitarem na areia e desenhe seus contornos com um palitinho de sorvete ou galho de árvore, depois, todos podem inventar caretas engraçadas e rostos criativos para cada um dos contornos!

– Caça ao tesouro: um dos pequenos será encarregado de fazer vários montinhos de areia de tamanhos semelhantes, depois, escolher algum brinquedo ou objeto e escondê-lo dentro de um dos montinhos sem que as outras crianças vejam. O restante da brincadeira fica fácil de adivinhar, não é mesmo? A primeira criança que encontrar o tesouro escondido vence o jogo!

– Futebol: esse é o esporte mais comum para praticar na praia! Na hora de jogar, basta improvisar um gol usando os próprios chinelos! Simples, não é mesmo?


Brincar de caça ao tesouro é muito divertido!


Futebol na areia!


                                                                          Remar com as crianças!

– Caiaque: uma ótima opção é brincar se exercitando. E assim remar nas águas pode ser uma excelente brincadeira se juntar adultos e crianças. O tempo, literalmente, não passa quando estamos remando com os filhos.

Por último, não se esqueçam: é importantíssimo ficar de olho nas crianças enquanto elas brincam! No verão, as praias ficam cheias e, infelizmente, é muito fácil perder os pequenos de vista. 

Cuidados durante o verão!











Durantes as férias, a rotina mudou, mas foi preciso tomar alguns cuidados com a alimentação das crianças.
Sinônimo de muita diversão, passeios, viagens, praia, piscina, tarde com os amigos, horários flexíveis e consumo freqüente de comidas nada saudáveis. Tudo saiu da rotina - afinal eram as férias! 
Aqui, vou mostrar minhas sugestões de algumas medidas, que usamos no verão, sem contratempos:
1.Procurei ter um horário para meus filhos acordarem, para as refeições, para se divertir e dormir. 

2.Garanti refeições fracionadas: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Cuidei para preparar um café da manhã completo antes de sair de casa, pois dessa forma eles garantiram nutrientes necessários no período da manhã. 

3.Um ponto muito importante durante o verão é a hidratação. Na praia ou na piscina, aumentamos a ingestão de água ou sucos de fruta naturais, vitaminas com leite e frutas, água de coco e picolé de frutas. O risco de desidratação aumenta no verão e as crianças muitas vezes não têm vontade de parar de brincar para beber algo, mesmo que sintam sede. 

4.Eles preferiram a alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Evitamos frituras e condimentos em excesso. 

5.Para minimizar as chances de contaminação alimentar, cuidamos quando se falava em frutos do mar (sendo que estes só quem curte é a Natália), sorvetes, raspadinhas.

6.Natália e Mateus não são muitoooo adeptos de alimentos frescos, saladas, verduras e legumes, preferem frutas e sucos. Também não se esqueçem dos alimentos que dão energia, como massas, o tradicional arroz com feijão e diferentes carnes. 

7.Em relação às guloseimas, nada proibições - só é preciso ter bom senso. Salgadinhos, refrigerantes, balas, chocolates e outros devem ser consumidos sem exageros – e não devem substituir as refeições. O consumo exagerado faz com que as crianças engordem muito nas férias. 

8.Não trate a comida como algo sério e sem-graça. Os alimentos devem ser apresentados de forma agradável, com sabor adequado, tempero correspondente à idade e com a capacidade de agradar sem deixar a qualidade nutricional de lado. Mudar o aspecto de um alimento pode ser divertido, desde que a criança não seja enganada. 

9.Quando a opção era ficar em casa nas férias, se possível, faça com que a criança mantenha uma atividade física. Evite que ela passe muito tempo na frente da TV, do computador e do videogame, vale brincar de esconde esconde, estátua, mímicas. 

10.Por fim, e também muito importante, fiz um acordo com as crianças para manter uma proteção solar adequada. Nunca se saía de casa sem alguma proteção. Deixava que eles tomassem sol apenas nos horários indicados e não se esquecia do protetor solar, nem dos óculos e bonés. 

Renovando em 2013





Quem der uma olhadinha no blog, vai perceber que já faz algum tempinho que não escrevo nada, não atualizo a página...
Por que isso???
Sei lá...falta de inspiração não é!
Falta de tempo...talvez...afinal me divido entre duas crianças lindas...mas como em dezembro eles entraram em férias, o tempo foi destinado a curtir meses maravilhosos de férias, de descanso, de paz! Sem estress com horários, com rotinas e muito menos com internet...
Afinal Férias, são Férias...com direito a farofa e tudo!!!
Nossos momentos foram pra lá de agradáveis, dias de sol...mar limpo, água na temperatura ideal...comidinha feita pela vovó, lanches saudáveis na praia...encontrar amigos e começar um ano depois de comemorar o Ano Novo entre amigos e família é bom demais!
Nesse caso vale a máxima...MÍNIMO É MAIS!
O cenário???
Jurerê Internacional...e sua tranquilidade....a água do mar parece uma piscina natural...o sol parece ter assinado contrato conosco e assim fez parte da maioria dos nossos dias...dando apenas espaço para poucos dias de chuva!
Agora com baterias recarregadas e muitas idéias para este ano que promete ser o melhor de nossas vidas...é hora de COMEÇAR com tudo!
Começar com energia de sobra para crescer, fazer o bem, ser alguém!
Quem nos acompanha?