quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cuidados durante o verão!











Durantes as férias, a rotina mudou, mas foi preciso tomar alguns cuidados com a alimentação das crianças.
Sinônimo de muita diversão, passeios, viagens, praia, piscina, tarde com os amigos, horários flexíveis e consumo freqüente de comidas nada saudáveis. Tudo saiu da rotina - afinal eram as férias! 
Aqui, vou mostrar minhas sugestões de algumas medidas, que usamos no verão, sem contratempos:
1.Procurei ter um horário para meus filhos acordarem, para as refeições, para se divertir e dormir. 

2.Garanti refeições fracionadas: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Cuidei para preparar um café da manhã completo antes de sair de casa, pois dessa forma eles garantiram nutrientes necessários no período da manhã. 

3.Um ponto muito importante durante o verão é a hidratação. Na praia ou na piscina, aumentamos a ingestão de água ou sucos de fruta naturais, vitaminas com leite e frutas, água de coco e picolé de frutas. O risco de desidratação aumenta no verão e as crianças muitas vezes não têm vontade de parar de brincar para beber algo, mesmo que sintam sede. 

4.Eles preferiram a alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Evitamos frituras e condimentos em excesso. 

5.Para minimizar as chances de contaminação alimentar, cuidamos quando se falava em frutos do mar (sendo que estes só quem curte é a Natália), sorvetes, raspadinhas.

6.Natália e Mateus não são muitoooo adeptos de alimentos frescos, saladas, verduras e legumes, preferem frutas e sucos. Também não se esqueçem dos alimentos que dão energia, como massas, o tradicional arroz com feijão e diferentes carnes. 

7.Em relação às guloseimas, nada proibições - só é preciso ter bom senso. Salgadinhos, refrigerantes, balas, chocolates e outros devem ser consumidos sem exageros – e não devem substituir as refeições. O consumo exagerado faz com que as crianças engordem muito nas férias. 

8.Não trate a comida como algo sério e sem-graça. Os alimentos devem ser apresentados de forma agradável, com sabor adequado, tempero correspondente à idade e com a capacidade de agradar sem deixar a qualidade nutricional de lado. Mudar o aspecto de um alimento pode ser divertido, desde que a criança não seja enganada. 

9.Quando a opção era ficar em casa nas férias, se possível, faça com que a criança mantenha uma atividade física. Evite que ela passe muito tempo na frente da TV, do computador e do videogame, vale brincar de esconde esconde, estátua, mímicas. 

10.Por fim, e também muito importante, fiz um acordo com as crianças para manter uma proteção solar adequada. Nunca se saía de casa sem alguma proteção. Deixava que eles tomassem sol apenas nos horários indicados e não se esquecia do protetor solar, nem dos óculos e bonés.