quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brincar na praia!



Qualquer lugar pode se transformar em um enorme parque de diversões para os pequenos, não é? Na praia, por exemplo, a areia é o território perfeito para as crianças inventarem brincadeiras e aventuras. Achei que o ideal era me unir a eles neste verão e participar de jogos super divertidos.

Quer algumas dicas de coisas que fizemos durante todo este verão?

Jogar frescobol na beira do mar!


Praticar mergulho!


Construir castelinhos na areia!



– Castelinho de areia: construí-lo é ótimo para desenvolver a coordenação motora dos pequenos e estimular a criatividade deles! Vocês podem montá-lo com baldinhoscheios de areia úmida ou com gotinhas de areia molhada!

– Cavar um poço na areia até encontrar água: depois de cavar bastante, o primeiro sinal de água é uma areia mais pastosa. Em seguida, basta cavar mais um pouquinho para encontrar água transbordando bem embaixo da areia! Os pequenos vão amar a descoberta!

– Forca: todo mundo sabe brincar de forca, não é mesmo? Então, que tal usar a areia da praia como papel e galhos e palitinhos como caneta?  Para refrescar a memória.

– Personagens na areia: esta é uma das brincadeiras mais criativas – e simples – para ensinar aos pequenos! Fale para as crianças deitarem na areia e desenhe seus contornos com um palitinho de sorvete ou galho de árvore, depois, todos podem inventar caretas engraçadas e rostos criativos para cada um dos contornos!

– Caça ao tesouro: um dos pequenos será encarregado de fazer vários montinhos de areia de tamanhos semelhantes, depois, escolher algum brinquedo ou objeto e escondê-lo dentro de um dos montinhos sem que as outras crianças vejam. O restante da brincadeira fica fácil de adivinhar, não é mesmo? A primeira criança que encontrar o tesouro escondido vence o jogo!

– Futebol: esse é o esporte mais comum para praticar na praia! Na hora de jogar, basta improvisar um gol usando os próprios chinelos! Simples, não é mesmo?


Brincar de caça ao tesouro é muito divertido!


Futebol na areia!


                                                                          Remar com as crianças!

– Caiaque: uma ótima opção é brincar se exercitando. E assim remar nas águas pode ser uma excelente brincadeira se juntar adultos e crianças. O tempo, literalmente, não passa quando estamos remando com os filhos.

Por último, não se esqueçam: é importantíssimo ficar de olho nas crianças enquanto elas brincam! No verão, as praias ficam cheias e, infelizmente, é muito fácil perder os pequenos de vista.